Cultura

Português é o grande vencedor do ‘World Press Cartoon’

O português André Carrilho venceu, este sábado, o Grande Prémio do "World Press Cartoon 2015" (WPC) com um 'cartoon' inspirado na representação mediática do vírus do Ébola publicado no jornal Diário de Notícias a 10 de Agosto de 2014.
Versão para impressão
O português André Carrilho venceu, este sábado, o Grande Prémio do “World Press Cartoon 2015” (WPC) com um 'cartoon' inspirado na representação mediática do vírus do Ébola publicado no jornal Diário de Notícias a 10 de Agosto de 2014. O anúncio dos vencedores aconteceu durante uma cerimónia realizada na Cidadela de Cascais.
 
Descrito pelo júri da competição como um 'cartoon' que se tornou “fenómeno e objeto de estudo”, “Ébola, de André Carrilho, “atinge o leitor com toda a violência”. Isto porque, afirmam os jurados, “não expõe apenas o problema de uma doença devastadora, mas, sobretudo, denuncia a dualidade de critérios da imprensa europeia e norte-americana perante a origem das vítimas.
 
Numa entrevista cedida, por ocasião da publicação do 'cartoon', ao jornal online norte-americano MIC, André Carrilho falou da inspiração para esta obra. “As pessoas no continente africano são mais consideradas como estatística abstracta do que um paciente nos EUA ou na Europa”, afirmou.
 
“Quantas histórias individualizadas conhecemos nós sobre quaisquer pacientes africanos? Nenhuma. São tratados como uma multidão indistinta”, declarou o 'cartoonista' português, cujo trabalho acabou por se tornar viral nas redes sociais e mereceu destaque em muitos outros jornais de todo o mundo. 


André Carrilho recebeu o galardão durante uma cerimónia na Cidadela de Cascais
 

Em comunicado, a organização do WPC realça que o 'cartoon' “alertou jornalistas, jornais e os seus leitores para as fragilidades das coberturas só aparentemente equilibradas dos grandes temas da atualidade e reacendeu o debate sobre a natureza do retrato do andamento do mundo que a imprensa deixa para a posteridade”. 
 
Nascido em Lisboa, André Carrilho é o mais internacional dos ilustradores e caricaturistas portugueses da atualidade, colaborando como várias publicações estrangeiras, entre as quais a Vanity Fair, New Yorker, Los Angeles Magazine. 
 
O 'cartoonista' já conquistou múltiplos prémios a nível nacional e internacional e expôs o seu trabalho em mostras coletivas e individuais em países tão díspares como Brasil, China, República Checa, França, Espanha, EUA ou, claro, Portugal.

Notícia sugerida por Maria Pandina e Ana Ferreira

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório