Mundo

Português é a quinta língua mais “falada” na Internet

Mais de 82 milhões de pessoas utilizam a língua portuguesa todos os dias para navegar na Internet. Os dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações, das Nações Unidas, revelam que o português é a quinta língua mais "falada" na Interne
Versão para impressão
Mais de 82 milhões de pessoas utilizam a língua portuguesa todos os dias para navegar e comunicar pela Internet. Os resultados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), das Nações Unidas (ONU), revelam que o português é a quinta língua mais “falada” em todo o mundo digital.

O balanço final corresponde à evolução das 10 línguas mais utilizadas na Internet, ao longo de dez anos, entre 2000 e 2010. No ciberespaço, o português registou um crescimento de 990.1%, tendo ultrapassado o árabe, o francês e o alemão.

Os dados estatísticos do site internacional Internet World Stats revelam que o Português é falado em 16 países, sendo a língua oficial de oito deles, que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os resultdos da influência da língua portuguesa na Internet registam também um crescimento, sendo que atualmente se situa nos 32,5%. Para chegar a esta soma, o Internet World Stats comparou o número de internautas de língua portuguesa e o total estimado de pessoas que falam português em todo o mundo, que está hoje na ordem dos 254 milhões.

A agência Lusa adianta que a explicação para estes níveis de crescimento está na expansão da Internet nos últimos dez anos no Brasil, “o maior país lusófono com cerca de 194 milhões de habitantes”.

Em primeiro lugar no top de 10 línguas mantém-se o inglês que, apesar de ter tido o quarto crescimento mais baixo da lista, está hoje representado por mais de 565 milhões de utilizadores de Internet.

As três línguas que registaram um maior desenvolvimento na Internet foram o árabe, o russo e o chinês, que cresceram entre 1.400% e 2.500%.

Para contabilizar todos estes dados, o Internet World Stats só teve em consideração os utilizadores que apenas têm uma língua materna, não tendo contabilizado os bilingues ou trilingues.

Clique AQUI para consultar a apresentação da UIT e AQUI para consultar os dados do Internet World Stats.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub