Ciência

Português dirige observatório de zonas costeiras

António Baptista lidera o Center for Coastal Margin Observation & Prediction (CMOP), um projecto inovador norte-americano que ajuda investigadores a entender que efeitos têm as mudanças climáticas e a ação humana nos ecossistemas costeiros
Versão para impressão
António Baptista lidera o Center for Coastal Margin Observation & Prediction (CMOP), um projecto inovador norte-americano que ajuda investigadores a entender que efeitos têm as mudanças climáticas e a ação humana nos ecossistemas costeiros.

Resultado da parceria entre a Universidade Estatal do Oregon e a Universidade de Washington, o CMOP disponibiliza dados em tempo real “para permitir antecipar em vez de reagir”, refere António Baptista ao CiênciaHoje.pt.

O processo é possível graças às chamadas tecnologias collaboratories que operam a partir de uma central de transmissão de dados a cientistas e outros grupos envolvidos na investigação.

Até ao momento, o observatório já permitiu testemunhar a redução dos cardumes de salmão, mas também o aparecimento de chocos que, “até há dez anos”, não eram vistos nas regiões monitorizadas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório