Cultura

Português conquista Prémio Velázquez de Artes

NULL
Versão para impressão
O artista português Artur Barrios, a viver no Brasil, foi galardoado com o Prémio Velázquez das Artes Plásticas 2011 concedido anualmente pelo ministério espanhol de Cultura, no valor de 125 mil euros.

O júri foi presidido pela diretora geral de Belas Artes e Bens Culturais de Espanha, Ángeles Albert de León, a conservadora do museu britânico Tate Modern, Sheena Vanessa Wagstaff, e a crítica de arte Alicía Murría, entre outros, que reconheceu “a universalidade da sua linguagem, desenvolvida através de materiais não convencionais, crus, perecíveis e degradáveis”.

A obra de Barrio “explora o efémero e o transitório, interessando-se pelos efeitos simbólicos e pela aparição de uma beleza inesperada” através de ações, performances, instalações e vídeos, indicou o ministério espanhol em nota citada pela AFP.

Restos de comida, sal, sangue, café, pão, carne, pedras, terras ou papel higiénico são alguns dos materiais usados por Artur Barrio, a quem a imprensa espanhola apelidou de “artista visceral”.

Uma das obras que criou intitula-se mesmo Livro-carne, composto por um naco de carne cortado em forma de livro que se vai decompondo em frente aos olhos do público e tem de ser substituído ao fim de alguns dias.

Artur Barrio nasceu no Porto em 1945 e começou a dedicar-se à pintura em 1965 quando se mudou para o Rio de Janeiro, no Brasil. Em 1967 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes e estreou a sua primeira exposição apenas dois anos mais tarde.

Tem participado em exposições no Brasil – como a Bienal de São Paulo – e no estrangeiro, entre elas, das primeiras, a exposição Information, em Nova Iorque (1970) e da Documenta 11 de Kassel (2002), na Alemanha, destacada feira de arte contemporânea a nível mundial.

Conheça mais obras de Artur Barrio em arturbarrio-trabalhos.blogspot.com/

[Notícia sugerida pela utilizadora Marta Vieira, Elsa Martins e Alexandra Luís]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório