Cultura

Português apresenta bailado com fado em Inglaterra

O coreógrafo português Nuno Silva vai "dar corpo ao fado", num espetáculo de dança contemporânea em que os protagonistas também cantam e tocam guitarra portuguesa, com estreia marcada para 26 de Abril, em Bournemouth, sul de Inglaterra.
Versão para impressão
O coreógrafo português Nuno Silva vai “dar corpo ao fado”, num espetáculo de dança contemporânea em que os protagonistas também cantam e tocam guitarra portuguesa. A estreia está marcada para 26 de Abril, em Bournemouth, sul de Inglaterra. Em Maio, o espetáculo “Darker Shade of Fado” segue para Londres.
 
Nuno Silva será o “fadista” em palco, habituado que está a interpretar a canção tradicional portuguesa, enquanto outros dois dançarinos descobriram, durante os ensaios de “A Darker Shade of Fado” [“Uma sombra mais negra do fado”], que conseguem tocar a guitarra portuguesa.
 
“Não como virtuosos, claro, mas o bastante para duas canções simples, e ainda assim, bonitas”, garantiu o coreógrafo português, “entusiasmado” com a descoberta, que lhe permitiu incorporar aquele instrumento na peça, em vez de uma simples viola clássica.

É nesta multidisciplinaridade que está a originalidade de “A Darker Shade of Fado”, afirma o autor: “O que estou a tentar fazer de novo é incorporar as duas coisas ao vivo, a dança e o canto – dar corpo ao fado”, disse à agência Lusa.
 


Nuno Silva tem vindo a amadurecer esta ideia há mais de uma década em Inglaterra, onde fez os estudos superiores e construiu carreira como dançarino e coreógrafo em espetáculos de dança contemporânea, de teatro físico, óperas e musicais.
 
O gosto pelo fado só surgiu após sair, em 1997, do próprio país, à custa de adormecer ao som de Amália Rodrigues.

Depois de Bournemouth, no sul de Inglaterra, o espetáculo vai fazer uma digressão pelo Reino Unido até finais de junho e participar em quatro festivais de Verão.
 
Para a primeira data, em Londres, a 01 de Maio, Nuno Silva preparou uma noite especial com gastronomia portuguesa, com um conjunto tradicional de fado e guitarras, que viajará de Lisboa, assim como a apresentadora Carla Vasconcelos, que será mestre-de-cerimónias.

 

Clique AQUI para visitar o site oficial do espetáculo e AQUI para aceder ao Facebook.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub