Inovação e Tecnologia

Português ajuda a evitar fraudes na Internet

O programador informático David Sopas criou uma página na Internet (www.websegura.net) que visa ajudar os cibernautas a evitar fraudes. O português criou ainda uma ferramenta gratuita que analisa se o conteúdo de uma página é seguro "sem o utilizador
Versão para impressão
O programador informático David Sopas criou uma página na Internet (www.websegura.net) que visa ajudar os cibernautas a evitar fraudes. O português criou ainda uma ferramenta gratuita que analisa se o conteúdo de uma página é seguro “sem o utilizador a abrir”.

Para o jovem de 29 anos, natural da Figueira da Foz, este “é um exercício de cidadania” que lhe permite “ajudar as pessoas, dando algum tipo de informação”, explicou à agência Lusa, à margem da comemoração do Dia Europeu da Internet Segura, na terça feira.

Sem retirar qualquer dividendo do projeto, David Sopas partilha no site vários artigos onde aborda questões relacionadas com a segurança dos jovens e crianças na Internet, aplicações fraudulentas nas redes sociais e vírus informáticos disseminados através de e-mail.

Além disso, a página www.websegura.net disponibiliza links para diversos programas antivírus e o ScanPW, que analisa a segurança de um determinado endereço na rede.

“Precisava de uma ferramenta que, sem correr o risco de autoinfetar-me abrindo um website, me permitisse ver o código fonte [a estrutura da página] e perceber se possui algum conteúdo malicioso ou não”, afirmou à Lusa.

A ferramenta, de descarregamento gratuito, corre online e não requer instalação no computador. Desde que foi criada já teve mais de oito mil utilizações.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub