Inovação e Tecnologia

Portugal vence Europeu de Futebol Robótico 3D

A equipa FC Portugal 3D foi a grande vencedora do campeonato RoboCup German Open 2013, disputado este domingo na cidade alemã de Magdeburgo. Os portugueses venceram os alemães do grupo magmaOffenburg já na fase de penáltis, por 4-3.
Versão para impressão
A equipa FC Portugal 3D foi a grande vencedora do campeonato RoboCup German Open 2013, disputado este domingo na cidade alemã de Magdeburgo. Os portugueses venceram os alemães do grupo magmaOffenburg já na fase de penáltis, por 4-3.

A vitória nesta competição do campeonato europeu de futebol robótico simulado 3D, que decorreu ao longo do último fim de semana, leva agora os portugueses ao Campeonato Mundial da RoboCup, a disputar em Eindhoven, na Holanda, de 26 a 30 de Junho.

Nos últimos anos, a equipa portuguesa formada por investigadores das universidades de Aveiro, do Minho e do Porto tem conseguido obter bons resultados nestas competições internacionais, tendo vencido três campeonatos mundiais, sete europeus e mais de 25 troféus.

As equipas de futebol robóticas são programas para desempenhar funções como a troca de posição, a formação em campo, a execução de táticas e de jogadas estudadas. A Liga de Simulação 3D é disputada com duas equipas de 11 robôs humanoides virtuais, controlados por simulador. Os jogadores são totalmente autónomos e agem sem a intervenção humana durante o jogo.

“A FC Portugal destaca-se pelas características dos seus comportamentos humanoides, desenvolvidos utilizando metodologias de aprendizagem e otimização, como a velocidade da sua movimentação no campo e o alcance e precisão do chuto na bola”, explica, no comunicado enviado ao Boas Notícias, o professor Luís Paulo Reis, da Universidade do Minho.

A RoboCup reúne todos os anos vários projetos europeus na área da robótica para distinguir a qualidade dos robôs no desempenho de tarefas complexas, como jogar futebol, seguir ou reconhecer pessoas e detetar vítimas em catástrofes.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub