Sociedade

Portugal vence 30 medalhas no Euroskills

A equipa nacional no Euroskills 2010 conquistou 9 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze, um total de 30 medalhas arrecadadas na competição que decorreu em Lisboa e que avaliou as competências de jovens profissionais oriundos de 25 países europe
Versão para impressão
A equipa nacional no Euroskills 2010 conquistou 9 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze, um total de 30 medalhas arrecadadas na competição que decorreu em Lisboa e que avaliou as competências de jovens profissionais oriundos de 25 países europeus que participaram nesta edição.

“É um resultado excelente”, afirmou à TSF o coordenador da equipa nacional, Paulo Rosado, considerando ser “muito importante” mostrar que “os nossos jovens têm condições para ombrear em qualquer parte da Europa”.

O responsável sublinha que os participantes portugueses sairam vencedores em áreas de atividade bastante diversificadas. As medalhas de ouro foram obtida nos concursos de cabeleireiro, design e produção de moda, web design ou técnico de frio.

Joalharia, controlo industrial, técnico de electrónica, eletricista e maquinação CNC foram algumas das áreas em que Portugal venceu medalhas de prata.

O bronze foi para profissões como produção de calçado, especialista Microsoft ou pedreiro.

O resultado da equipa portuguesa leva o “seleccionador nacional” a dizer que perante a Europa, “a mão-de-obra portuguesa foi encarada de uma forma diferente”.

Fora de competição foram ainda atribuídas 8 medalhas de excelência. Portugal conseguiu 136 pontos e deixou a Áustria (99,90 pts) no segundo lugar e a Finlândia (98,54 pts) em terceiro.

Durante os quatro dias do Euroskills, passaram pela FIL 62 mil visitantes, sendo que a maioria (51 mil) foi constituída por jovens oriundos de escolas.
 
Os jovens em competição no Euroskills, tinham idades entre os 17 e os 25 anos, foram seleccionados em provas e campeonatos realizados nos seus países e encontram-se em formação ou estão já integrados na vida ativa. O objetivo é demonstrar a importância da qualificação profissional e das competências adquiridas.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub