Ambiente

Portugal tem mais 5 praias com Bandeira Azul

Portugal tem este ano 276 praias com Bandeira Azul, mais cinco do que em 2011, revelou na sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa, que atribui a distinção de qualidade das zonas balneares.
Versão para impressão
Portugal tem este ano 276 praias com Bandeira Azul, mais cinco do que em 2011, revelou na sexta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa, que atribui a distinção de qualidade das zonas balneares.
 
Segundo dados da associação, divulgados numa conferência de imprensa em Lisboa, o número de Bandeiras Azuis atribuídas subiu nas regiões do Norte, Centro, Tejo e Alentejo e desceu no Algarve,  Açores e Madeira.
 
A região Norte tem este ano 67 praias com Bandeira Azul (mais quatro do que em 2011), o Centro tem 23 praias (mais cinco), o Tejo 49 (mais quatro) e o Alentejo 24 praias (mais duas).
 
No Algarve, 69 praias mereceram a distinção da Bandeira Azul, menos cinco do que no ano passado. Os Açores têm 33 praias (menos uma do que em 2011) com a qualidade da Bandeira Azul e a Madeira 11 praias (menos cinco do que no ano passado).
 
“Há 25 anos tínhamos 30 praias com Bandeira Azul, este ano temos 275”, constatou José Archer, em declarações à Lusa. O presidente da Associação Bandeira Azul referiu que os resultados decorrem do “trabalho que tem sido feito, de gerações de educação e de alteração de comportamentos”.
 
A descida de bandeiras azuis no Algarve deve-se, sobretudo, à “falta de condições de segurança das praias”, que necessitam de algumas intervenções para que voltem a merecer o galardão.
 
“São praias com zonas seguras, mas são praias que, sobretudo na maré-alta, têm condições de areal muito reduzidas e, por isso, as pessoas tendencialmente encostam-se à arriba, o que limita a sua segurança”, explicou José Archer.

Conheça todas as praias galardoadas este ano, AQUI.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório