Ambiente

Portugal tem 290 praias com Qualidade de Ouro

Foram identificadas, em Portugal, 290 praias com Qualidade de Ouro no que respeita ao estado das águas. A conclusão resulta de um estudo da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza - cujo relatório foi apresentado esta sexta-feira.
Versão para impressão
Foram identificadas, em Portugal, 290 praias com Qualidade de Ouro no que respeita ao estado das águas. A conclusão resulta de um estudo da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – cujo relatório foi apresentado esta sexta-feira, dia de abertura oficial da época balnear.
 
O dia 1 de Junho assinala o início da época balnear em quase todo o país e, como tal, a Quercus fez o balanço anual relativamente às águas balneares portuguesas. O número de praias com Qualidade de Ouro, 290, subiu em relação ao ano passado, com mais 4 registadas, e Albufeira sagrou-se o concelho mais bem-sucedido.
 
Almada, Vila Nova de Gaia, Vila do Bispo, Torres Vedras e Grândola são as outras regiões que oferecem o maior número de zonas balneares de qualidade no país. No que ao interior de Portugal diz respeito, Pampilhosa da Serra sagrou-se a localidade mais triunfante com duas praias a integrarem a categoria de Ouro.
 
Das 526 praias em análise, mais 11 do que em 2011, mais de metade cumpriram os requisitos da Quercus e mostraram que o estado das suas águas se tem mantido em boas ou excelentes condições ao longo dos 5 anos em estudo.

De acordo com o relatório, “o objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (…) oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”.
 
A classificação geral das praias, disponibilizada pelo Instituto da Água, determinou que entre as 526 praias estudadas, cinco integram a categoria de “má qualidade”. Segundo a Quercus, este facto deve-se particularmente à poluição de origem desconhecida, em especial nas águas interiores.

Para aceder ao relatório completo clique aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório