Negócios e Empreendorismo

Portugal reforça liderança no setor mundial da cortiça

Portugal continua a reforçar a sua posição enquanto líder mundial do setor da cortiça, tendo alcançado, em 2011, uma quota de 62%, de acordo com dados do International Trade Centre divulgados esta sexta-feira pela Associação Portuguesa da Cortiça.
Versão para impressão
Portugal continua a reforçar a sua posição enquanto líder mundial do setor da cortiça, tendo alcançado, em 2011, uma quota de 62%, de acordo com dados do International Trade Centre divulgados esta sexta-feira pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR). 
 
Com um valor mundial de cerca de 1.298 milhões de euros, as exportações da cortiça a nível internacional têm apresentado uma tendência de recuperação de cerca de 6% face a 2010, verificando-se um acréscimo de 60 milhões de euros no volume total.
 
Esta tendência de recuperação foi acompanhada por Portugal que, em 2011, registou 806,1 milhões de euros em exportações, o equivalente à venda de 168,6 milhares de toneladas de cortiça. 
 
De salientar que as exportações portuguesas de cortiça representam cerca de 2% do total das exportações portuguesas, saldando-se em 670 milhões de euros para a balança comercial nacional. 
 
Segundo a APCOR, os principais destinos da cortiça lusitana são a França (20,1%), os EUA (15,6%), a Espanha (11%), a Itália (9,5%) e a Alemanha (7,9%).

As rolhas são as líderes entre os produtos exportados, correspondendo a 70% das exportações, seguidas da cortiça como material de construção, cuja venda representa cerca de 22% do total.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório