Ambiente

Portugal recicla 85% dos veículos abatidos

NULL
Versão para impressão
Os automóveis em fim de vida são, cada vez mais, a base de muitos produtos que nos rodeiam no dia-a-dia. A reciclagem dos vários componentes dos carros aumentou e Portugal está no bom caminho, aproveitando cerca de 85% do material dos automóveis que deixam de circular.

Segundo dados do Eurostat, Portugal ocupava em 2009 o 9º lugar entre os 27 estados-membros da União Europeia, no que respeita à reciclagem de automóveis. O responsável pela empresa portuguesa Valorcar, Ricardo Furtado, explicou à Lusa que os carros recolhidos dos centros de abate são desmantelados, sendo separados todos os materiais que se podem aproveitar.

Cada um desses componentes é enviado para uma centro de reciclagem “específica e especializada”, podendo ter várias aplicações. Ricardo Furtado falou do metal que é enviado para a siderurgia nacional e transformado em vigas de construção. Também a borracha dos pneus é aproveitada para fazer pavimento de parques infantis ou relvados sintéticos.

O vídeo é também enviado para a reciclagem e é aproveitado para a produção de peças de cerâmica. Os óleos dos automóveis são separados e regenerados. A rede da Valorcar coordena a atividade de 71 operadores certificados que no terreno recolhem os carros.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub