Saúde

Portugal recebe “Dentista do Bem”

O nosso país é o primeiro a nível europeu a acolher o projeto "Dentista do Bem", promovido pela ONG brasileira Turma do Bem. No âmbito da iniciativa, médicos dentistas e estomatologistas voluntariam-se para atender jovens carenciados até aos 18 anos,
Versão para impressão
O nosso país é o primeiro a nível europeu a acolher o projeto “Dentista do Bem”, promovido pela ONG brasileira Turma do Bem. No âmbito da iniciativa, médicos dentistas e estomatologistas voluntariam-se para atender jovens carenciados até aos 18 anos, gratuitamente.

O projeto “Dentista do Bem”, fundado em 2002, conta atualmente com a ajuda de 7500 dentistas voluntários que já trataram cerca de 15 mil crianças e jovens no Brasil e na América Latina.

Em Portugal, a iniciativa arrancou em março de 2010. Dois meses depois, realizam-se já triagens em quatro escolas do país cujos alunos apresentam altos níveis de deficiência de saúde oral: Escola EBI da Apelação (Loures); Associação Moinho da Juventude (Buraca); Escola Damião de Góis (Lisboa); e Escola Básica Canidelo (Vila Nova de Gaia).

A triagem dos casos de jovens entre os 11 e os 17 anos é feita em escolas da rede pública nacional a partir da aplicação do IHC – Índice de Hierarquia de Complexidade, que estabelece a urgência e prioridade do tratamento dos alunos avaliados.

“Identificamos as crianças com os problemas bucais mais graves, com as piores condições sócio-económicas e que estão mais próximas dos 18 anos” afirma Murilo Casagrande, coordenador da Turma do Bem Portugal, em comunicado oficial.

A colaboração da Fundação EDP com a ONG do médico cirurgião Fábio Bibancos permitiu a adaptação do projeto no nosso país, onde se pretende que os vários “Dentistas do Bem” atendam 138 crianças, numa primeira fase.

Fábio Bibancos acredita que este tipo de intervenção tem impacto a níveis que vão além da saúde: “Resgatar o sorriso de um jovem é transformar uma vida e não apenas restabelecer a saúde oral. Elevamos a auto-estima, promovemos a inclusão social e qualidade de vida destas crianças”, refere o médico.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório