Cultura

Portugal oferece projeto de Siza e Souto Moura ao Brasil

O projeto de um pavilhão criado pelos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, vai ser oferecido à cidade de São Paulo, no Brasil, onde tem início, no sábado, a X Bienal de Arquitectura.
Versão para impressão
O projeto de um pavilhão criado pelos arquitetos portugueses Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, vai ser oferecido à cidade de São Paulo, no Brasil, onde tem início, este sábado, a X Bienal de Arquitetura.

A associação Estratégia Urbana foi convidada para apresentar uma programação própria na X Bienal de Arquitetura de São Paulo, com o objetivo de divulgar soluções lusas na área da arquitetura, e convidou os dois arquitetos portugueses vencedores de um Pritzker para desenharem o projeto do seu pavilhão.

De acordo com a agência Lusa,  o custo do projeto foi patrocinado pela empresa portuguesa Mota-Engil, e a Estratégia Urbana procurou apoios para a construção – orçamentada em 250 mil euros – mas sem êxito.  

Perante a impossibilidade de concretizar a obra, a Estratégia Urbana, decidiu oferecer “simbolicamente à cidade de São Paulo” o projeto que, assim, poderá um dia ser concretizado”, explica Nuno Sampaio, presidente da entidade portuguesa.

Como o Pavilhão Estratégia Urbana acabou por não ser construído, a programação do projeto será apresentada no Museu da Casa Brasileira.


“Arquitetura Portuguesa – Discrição é a Nova Visibilidade” é o mote da programação portuguesa que vai marcar presença na X Bienal de Arquitetura de São Paulo. Uma iniciativa que surge no âmbito do Ano de Portugal no Brasil.

Tendo em vista a “internacionalização de Portugal”, o programa conta com “uma exposição audiovisual com uma seleção das 100 obras e sete projetos portugueses de referência, dos últimos vinte anos.”, revela o comunicado da Lusa.


A X Bienal de Arquitetura de São Paulo arranca este sábado, sob o lema “Cidade Modos de fazer, modos de usar”, e vai decorrer até ao dia 01 de Dezembro com exposições, instalações, seminários e uma mostra de cinema, em nove espaços culturais de São Paulo.

Clique AQUI para visitar a página oficial do evento. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório