Ciência

Portugal na Academia Internacional de Astronáutica

NULL
Versão para impressão
Anna Guerman, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleita membro correspondente para a Academia Internacional de Astronáutica. Esta será a primeira vez que Portugal é representado na instituição.

“A eleição como membro correspondente da IAA é uma honra muito grande e é um reconhecimento do sucesso da investigação científica da equipa da UBI, na área da Astrodinâmica, da importância das atividades do CAST (Centre for Aerospace Science and Technologies) da universidade”, salienta a investigadora em comunicado oficial da instituição.

O CAST tornou-se um centro de investigação “notável no contexto internacional da Astronáutica, e dos esforços de popularização da investigação em Ciências de Espaço ao nível nacional e internacional nos últimos anos”.

Anna Guerman salienta que a “academia está envolvida na elaboração das políticas de exploração do espaço ao mais alto nível” e acrescenta que “esta é uma oportunidade única” para Portugal se afirmar na investigação da Astronáutica.

Anna Guerman vai integrar o grupo de trabalho da Comissão da Tecnologia e Desenvolvimento dos Sistemas Espaciais e colaborar em dois grupos de estudo como convidada.

Por outro lado, estará também envolvida como presidente da comissão científica na organização da 1ª conferência da Academia Internacional da Astronáutica sobre Dinâmica e Controlo dos Sistemas Espaciais. Esta será organizada em conjunto com American Astronautical Society e está prevista a sua realização no Porto, em Março de 2012.

Para já, a UBI e a investigadora estão a colaborar na criação de uma vela solar para impulsionar objetos espaciais e também no desenvolvimento de um elevador capaz de mover carga entre os astros e o espaço.

Anna Guerman nasceu na Rússia, onde se doutorou e trabalhou na Universidade Técnica de Moscovo, antes de se mudar para a Covilhã na década de 1990.

Hoje coordena o Centro Tecnológico de Ciência Aeroespacial da Universidade da Beira Interior, um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e dá aulas de Mecânica Aplicada, Bases Físicas do Design e Dinâmica dos Sistemas Mecânicos.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da UBI.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório