Sociedade

Portugal lança campanha europeia contra prostituição

NULL
Versão para impressão
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) lança esta quinta-feira, no nosso país, uma campanha europeia de sensibilização para abolir a prostituição, que classifica como uma forma de violência contra as mulheres.
 
A campanha, denominada “Junt@s por uma Europa livre de prostituição” vai ser apresentada num semanário europeu sobre a prostituição e o tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual.
 
A presidente da PpDM explicou à Agência Lusa que o objetivo é apelar à União Europeia e aos estados-membros “para se acabar com a prostituição enquanto violação grave dos direitos das mulheres”.
 
Margarina Medina Martins acrescentou que, dada a situação de crise económica, a Plataforma teme que “por questões de sobrevivência as mulheres tenham de recorrer à prostituição, o que corresponde a uma falha total de todos os mecanismos de proteção e apoio na área dos direitos fundamentais”.

A responsável salienta também que o tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual constitui uma grave violação dos direitos humanos. Em 98% dos casos, as crianças e mulheres são as mais afetadas. De acordo com Margarida Medina Martins, este é igualmente um problema que tem de ser considerado e discutido pelos representantes políticos.

A campanha que será lançada esta quinta-feira enquadra-se no Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos, que se assinalou dia 18 de Outubro. O lançamento terá lugar no Centro de Estudos Sociais, em Lisboa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório