Negócios e Empreendorismo

Portugal já produz 72% do azeite que consome

Portugal está no caminho da autossuficiência na produção de azeite, com o País a produzir, neste momento, 72% do que consome.
Versão para impressão

Portugal está no caminho da autossuficiência na produção de azeite, com o País a produzir, neste momento, 72% do que consome. A garantia foi dada sexta-feira passada, pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Num seminário, em Trás-os-Montes – o segundo maior produtor nacional a seguir ao Alentejo – o governante recordou que o País “já teve autossuficiência, perdeu-a, mas foi crescendo e agora está num período de recuperação e dinamismo”.

Nos últimos cinco anos, segundo disse, a produção de azeite e a exportação duplicaram e os olivais já asseguram 72% do azeite consumido a nível nacional, o que faz o governante acreditar que “é possível atingir a autossuficiência no futuro”.

Exportações: 160 milhões de euros por ano

Só na região de Trás-os-Montes, onde decorreu, em Mirandela, um seminário sobre o setor, foram plantados nos últimos anos mais três mil hectares de novo olival, o correspondente, segundo José Diogo Albuquerque, a “22% da superfície total de Portugal”.

“Isso é bom porque quanto mais autossuficiente formos, no fundo, teremos menos euros importados e mais euros nacionais e isso ajuda a nossa economia”, considerou.

O secretário de Estado sublinhou que “Portugal está a aumentar as exportações de azeite”, especificando que valem 160 milhões de euros por ano.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório