Saúde

Portugal inaugura 1ª “Pista Medicalizada” do mundo

NULL
Versão para impressão
A primeira “Pista Medicalizada” do mundo foi inaugurada este mês de maio, na Guarda, pela Câmara Municipal. A infraestrutura, projetada pelo cirurgião cardiovascular António Lúcio, reúne equipamentos medicalizados, placares informativos e de autoavaliação que podem ser facilmente manuseadas pelos utilizadores.

Com base no mote “Avalia-te a ti próprio”, o conceito da pista é único no mundo e totalmente desenvolvido por portugueses. O objetivo é envolver e responsabilizar as populações na prevenção e vigilância da sua própria saúde.

Em declarações ao jornal da região “Nova Guarda”, o cirurgião refere que a opção de lançar a primeira pista na Guarda aconteceu graças à abertura demonstrada pela autarquia local, mas também pelas “excelentes condições” do Parque Urbano do rio Diz, onde  e pelas “grandes amplitudes térmicas da cidade”.
  
Para além de circuitos urbanos, percursos pedestres, pistas pedonais e ciclovias, estão também disponíveis mecanismos de avaliação médica. Com a ajuda de funcionários, os utilizadores podem usufruir de um medidor de pressão arterial automático, medição do peso corporal, do perímetro abdominal e do colesterol, triglicerídeos e glicemia.

Numa outra área da pista medicalizada, os utentes têm à sua disposição a possibilidade de avaliarem o nível de hidratação, otimização do treino, alongamentos, roda/pirâmide dos alimentos e recuperação cardíaca. Em cada pista medicalizada existirá também equipamento de emergência onde se inclui um desfibrilhador semiautomático.

[Noticia sugerida por Ana Costa e Lurdes Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório