Negócios e Empreendorismo

Portugal em destaque na maior feira hortícola do mundo

Na semana passada a produção nacional de fruta e legumes esteve em destaque na Fruit Logística, uma das maiores feiras do setor, que decorre anualmente em Berlim, na Alemanha, com a presença de 44 produtores.
Versão para impressão
Na semana passada a produção nacional de fruta e legumes esteve em destaque na Fruit Logística, uma das maiores feiras do setor, que decorre anualmente em Berlim, na Alemanha, com a presença de 44 produtores portugueses.

Entre os dias 4 e 6 de Fevereiro, Portugal levou até à Alemanha, como país convidado, frutas e legumes portugueses, de forma a divulgar os produtos nacionais e aumentar as exportações portuguesas.

Neste evento, que teve a visita estimada de mais de 65 mil visitantes oriundos de cerca de 140 países, participaram 44 empresas portuguesas, como explica a Portugal Fresh (associação nacional que promove as frutas, legumes e flores portuguesas) em comunicado enviado ao Boas Notícias.

Um dos destaques da participação nesta feira foi a Pêra Rocha, considerada como a “rainha dos produtos portugueses”. De acordo com o mesmo comunicado, a Alemanha é vista como um dos mercados estratégicos para a Pêra Rocha, mas também de outros produtos nacionais.

Por isso, e através da participação neste certame, onde estiveram presentes cerca de 2.600 expositores de 84 países, a Portugal Fresh pretende “reforçar alguns acordos com retalhistas e grossistas” no mercado alemão, que conta com cerca de “82 milhões de consumidores e um elevado poder de compra”.

Desde o passado dia 29 de Janeiro e até ao dia 7 de Fevereiro, esta associação lançou um plano de marketing que visa aumentar as exportações de fruta e legumes portugueses. O objetivo deste plano é “ajudar as exportações portuguesas a atingirem os 2 mil milhões de euros em 2020”.

Exportação de hortícolas portuguesas cresceu 10%

Entre 2010 e 2013, as vendas de frutas e legumes para o exterior cresceram cerca de 28%. Até Novembro de 2014, e em comparação com o período homólogo de 2013, as exportações já cresceram mais de 10%, conseguindo ultrapassar os mil milhões de euros.

Para além das frutas e legumes, passaram também personalidades portuguesas nos três dias da Fruit Logística, como é o caso do guitarrista Custódio Castelo, da fadista Claudia Madur, e da estilista Katty Xiomara.

A inauguração do stand português ficou a cargo de Paulo Portas, da ministra da Agricultura, Assunção Cristas e do Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio.

Para além da Portugal Fresh, o projeto Alqueva também esteve presente nesta feira, onde Portugal têm vindo a marcar a sua presença desde 2000.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório