Sociedade

Portugal é o 8.º país do mundo onde se come melhor

A Organização Não Governamental Oxfam elaborou um índice que avalia a situação alimentar de 125 países de todo mundo. Portugal arrecadou o oitavo lugar do ranking dos países onde se come melhor devido à facilidade de acesso a àgua potável e pela ausê
Versão para impressão
A Organização Não Governamental Oxfam elaborou um índice que avalia a situação alimentar de 125 países de todo mundo. Portugal arrecadou o 8.º lugar do ranking dos países onde se come melhor devido à facilidade de acesso a àgua potável e a disponibilidade de uma boa diversidade alimentar, entre outros fatores.

O ranking “Good Enough to Eat” foi realizado com base em dados de diferentes anos e com as informações mais recentes disponíveis a partir de fontes globais como a Organização Mundial de Saúde.

Para além disso, o índice teve ainda em conta quatro aspetos. A ONG procurou saber se as pessoas comem o suficiente (um valor medido através da taxa de subnutrição e existência de crianças abaixo do peso normal) e se as pessoas conseguem comprar alimentos (aspeto medido pela comparação entre os preços dos alimentos com outros produtos).

A qualidade dos alimentos (estimado pela diversificação da dieta e acesso a água potável), juntamente com os hábitos alimentares (analisados através da taxa de obesidade e diabetes) foram os outros aspetos em que a Oxfam se baseou para a criação deste ranking.

O primeiro lugar da lista é ocupado pela Holanda, seguida pela França e Suíça. Nos últimos lugares do índice encontra-se a Angola, Etiópia e Chile. 

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub