Mundo

Portugal é o 19º país com melhor reputação

Portugal é o 19º país com melhor reputação do mundo. As conclusões são de um estudo promovido anualmente pelo Reputation Institute, segundo o qual Portugal mantém a mesma posição que em 2012 no ranking do Country RepTrak 2013.
Versão para impressão
Portugal é o 19º país com melhor reputação entre 50 países selecionados pelo prestigiado Reputation Institute. De acordo com este 'ranking', que se realiza desde 1999, Portugal mantém a mesma posição que ocupava em 2012 no Country RepTrak de 2013. 
 
O Canadá foi eleito o país com melhor reputação do mundo, seguindo-se a Suécia e a Suíça. À semelhança de Portugal, os três países mantêm a mesma classificação que no ano passado. Os EUA de Barack Obama ocupam o 22º lugar do 'ranking'.
 
O Country RepTrak avalia 50 países, selecionados de acordo com os seguintes critérios: tamanho da sua economia ou importância devido a acontecimentos políticos ou sociais atuais.

O 'ranking' de reputação dos países é estabelecido com base em 16 atributos divididos em três categorias – economia avançada, apelo do ambiente (como a beleza natural e o estilo de vida) e o governo. 

27 mil inquiridos
 

Realizado entre Janeiro e Março através de entrevistas on-line junto de 27 mil inquiridos dos países do G8 (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), o estudo colocou Portugal em 19º lugar na tabela, o mesmo lugar do ano anterior. O 'ranking' estabeleceu ainda uma comparação entre a perceção externa e interna de cada país avaliado.

Ainda assim, Portugal conseguiu melhorar em todos os atributos que determinam a reputação de um país. Por exemplo,  relativamente à eficiência do governo português, a imagem que os estrangeiros têm de Portugal é significativamente superior à opinião dos próprios portugueses, salienta a Lusa. 
 
Esta pequena mas significativa melhoria proporciona ao país um estatuto de reputação “moderada”. Também a imagem externa ganhou novos pontos, nomeadamente a nível da perceção para fazer negócios no país. 

Por sua vez, a perceção sobre a segurança em Portugal fica a perder no estrangeiro onde se tem uma pior opinião do que dentro do próprio país. 

 
A imagem externa melhorou também no que diz respeito ao desenvolvimento económico em Portugal, sendo agora superior à imagem nacional. Verificou-se uma subida significativa em termos de “marcas conhecidas” e de “confiança da mão-de-obra”. 
 
Ainda fora do país, a perceção sobre o ambiente natural em Portugal também sobe ligeiramente. Já os portugueses tiraram pontos à qualidade de vida no país.
 
Portugueses dão pouco valor ao seu país

Segundo Pedro Tavares, diretor executivo da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, “a autoavaliação dos portugueses acabou por penalizar o país”.
 

“Se nos outros anos o crescimento da imagem interna se deveu ao reconhecimento dos portugueses no esforço feito para cumprir com as medidas de austeridade impostas pelo Governo em conjunto com a troika, este ano parece que o estudo demonstra alguma desilusão, em contraste com a melhoria da imagem do país junto dos países estrangeiros”, refere o responsável à agência Lusa.
 
O Reputation Institute é líder mundial em consultoria em reputação e pioneiro em gestão de reputação das marcas. Com 12 anos de experiência está presente em mais de 28 países, dedicando-se ao estudo da reputação e à partilha das melhores práticas com os seus clientes e afiliados.

Clique AQUI para saber mais detalhes sobre o Country RepTrack 2013.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub