Sociedade

Portugal dos Pequenitos comemora 70 anos

O Parque temático mais antigo no nosso país, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, comemora hoje, dia 8 de junho, os seus 70 anos. Inaugurado em 1940 pelo Professor Bissaya Barreto continua até hoje a encantar os mais de 300 mil visitantes que por l
Versão para impressão
O Parque temático mais antigo no nosso país, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, comemora hoje, dia 8 de junho, os seus 70 anos. Inaugurado em 1940 pelo Professor Bissaya Barreto continua até hoje a encantar os mais de 300 mil visitantes que por lá passam todos os anos, conforme refere ao Boas Notícias a diretora Maria Lúcia Monteiro.

Para comemorar a data o Portugal dos Pequenitos conta com uma programação especial incluindo uma reconstituição histórica alusiva aos Descobrimentos, para além de muita animação de rua e uma feira do livro infantil.

Setenta anos após a abertura deste parque projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, o balanço deste projeto lúdico-pedagógico será sempre positivo: “Cabe-nos agora fazer a manutenção do Parque e continuar esta missão viva até hoje. Bissaya Barreto quando decidiu abrir o Parque queria isso mesmo, dar possibilidade de ensinar aos mais pequenos a história cultural e arquitetónica do nosso país”, explica-nos a diretora Maria Lúcia.

Segundo a mesma responsável os visitantes do museu são na sua maioria portugueses, mas também muitos visitantes estrangeiros, em particular espanhóis.

A atracção favorita para as crianças mais pequenas são as casas tradicionais, réplicas em menor escala e que lhes permite entrar num mundo feito à sua medida. “São feitas à sua dimensão, entram num mundo que para eles é pequenino”.

Para as crianças maiores e para os pais são as réplicas dos monumentos as atracções mais apreciadas. Sobre os que os faz voltar e trazer mais do que uma vez os filhos e depois os netos “são as boas recordações com que ficam”, garante a mesma responsável.

Uma programação vasta com planos de animação e reconstituições históricas regulares são algumas das atracções extra que o Parque proporciona aos visitantes e que ajudam a atrair mais público em qualquer altura do ano e a voltarem várias vezes para assistir a estes eventos.

O Portugal dos Pequenitos promete, assim, continuar a melhorar a oferta de bons momentos aos mais pequeninos e reforçar a aposta na contextualização da informação num parque que se define a nível histórico como um retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo.

[Notícia sugerida pelo utilizador Rui Borges]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório