Sociedade

Portugal cria fórum para infância e juventude

NULL
Versão para impressão

O Dia Mundial da Criança foi assinalado, em Lisboa, com a criação de um fórum sobre os direitos das crianças e da juventude que conta com o compromisso de cerca de 20 instituições nacionais.

O objetivo deste Fórum é contribuir para a defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos, civis e políticos das crianças e dos jovens, indispensáveis ao seu desenvolvimento integral. Este grupo de reflexão alargado funcionará como um espaço de diálogo, intercâmbio de ideias, saberes e pontos de vista.

A carta de compromisso foi assinada esta quarta-feira por representantes as duas dezenas de instituições entre as quais se encontram a AMI, a Amnistia Internacional, a Cruz Vermelha, a UNICEF Portugal, o Instituto Português da Juventude e a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR).

À margem da cerimónia, Armando Leandro, presidente da CNPCJR e juiz conselheiro, sublinhou que “o futuro da humanidade passa por “uma infância de qualidade”.

Violência entre jovens não aumentou

O presidente da CNPCJR comentou ainda as agressões recentes a duas jovens, considerando que as mesmas não refletem necessariamente um aumento deste tipo de casos. “Simplesmente a sociedade sinaliza mais e isso é importante”, referiu.

A esse respeito, o juiz conselheiro sublinha também que é fundamental que o direito das crianças e dos jovens “ao amor” seja acompanhado de valores como o respeito e a disciplina, para que o “sentido do outro se cumpra”.

Dia mundial e declaração dos direitos das crianças

O Dia Mundial da Criança foi celebrado pela primeira vez há 61 anos, no ano 1950, e surgiu devido à necessidade de apoiar milhares de crianças que tinham ficado órfãs durante a Segunda Guerra Mundial. 

Quatro anos depois, a Assembleia- Geral das Nações Unidas recomendou a vários países a instituição de um dia dedicado às crianças, com o objectivo de promover o bem-estar das crianças no mundo, bem como os ideais e objetivos da Carta das Nações Unidas.

A 20 de Novembro de 1959 foi então assinada a Declaração dos Direitos da Criança, uma lista com dez direitos e liberdades “com vista a chamar a atenção dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizações voluntárias, autoridades locais e Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos” das crianças.

Esta ficou a data ofical do Dia Internacional da Criança. No entanto, a data efetiva de comemoração varia de país para país. Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, pois maio, o mês precedente, homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro, a 1 de Junho de 1950.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório