Fitness & Bem-estar

Portugal celebra Semana Europeia da Mobilidade

Para sensibilizar os cidadãos para o problema da poluição urbana e do tráfego, celebra-se, de 16 a 22 de setembro, em quase duas mil cidades da Europa, a Semana da Mobilidade. Esta iniciativa abrange uma série de atividades que incentivam os particip
Versão para impressão
Para sensibilizar os cidadãos para o problema da poluição urbana e do tráfego, celebra-se, de 16 a 22 de setembro, em quase duas mil cidades da Europa, a Semana da Mobilidade. Esta iniciativa abrange uma série de atividades que incentivam os participantes a privilegiar o uso dos transportes públicos em detrimento dos veículos privados, aproveitando melhor a cidade e o que ela tem para oferecer.

Ao todo, participam nesta iniciativa 63 cidades portuguesas (consulte a lista completa). O Boas Notícias destaca quatro dessas localidades, onde serão realizadas atividades para toda a família, de norte a sul do país.

Porto

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, a cidade Invicta dá primazia à segurança rodoviária, em vários dos seus locais mais emblemáticos: desde a Escolinha de Trânsito e exibições de slide e escalada, organizadas pelo exército português, para crianças e jovens, à disponibilização de simuladores de condução de risco, o principal objetivo é alertar os cidadãos para o fenómeno da sinistralidade rodoviária.

Além disso, realizar-se-ão passeios de bicicleta noturnos e caminhadas pela cidade, assim como corridas de carrinhos solares. Várias instituições e empresas participam, ainda, numa exposição e apresentação de soluções de mobilidade e protótipos para indivíduos com mobilidade reduzida. Consulte toda a programação aqui.

Lisboa

A capital portuguesa apresenta um conjunto de medidas que visam melhorar a circulação na cidade, devolvendo-a às pessoas. Além das novas ciclovias que estão a ser construídas, será também disponibilizado um bilhete único, o Park&Ride, que permite a cada um estacionar o seu carro e usufruir dos transportes públicos urbanos a um preço acessível.

A autarquia anunciou também o alargamento da rede dos “Alfacinhas”, o transporte escolar gratuito para todas as crianças da cidade de Lisboa.
Saiba mais aqui.

Évora

Para assinalar o início da Semana da Mobilidade, as principais artérias do Centro Histórico acolhem, a partir das 18h00, animação de rua dos alunos da Cercidiana e um espetáculo de música eletrónica. Serão ainda realizadas atividades de cariz teatral e desportivo, dirigidas à população dos oito aos 80 anos.

O culminar de todas estas celebrações assinala-se no dia 22, o Dia Europeu sem Carros. Com o fecho ao trânsito automóvel de uma zona do Centro Histórico, das 08h00 às 20h00, a circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e veículos não poluentes. Consulte mais informações no site da Câmara de Évora.

Vila Real de Santo António

Do programa fazem parte um peddy-paper juvenil e outro para adultos, uma demonstração de veículos eléctricos, e a disponibilização para aluguer gratuito de bicicletas quer em Vila Real de Santo António, quer em Monte Gordo.

No dia 22 de setembro assinala-se o Dia Europeu Sem Carros, estando previsto, entre as 09h00 e as 17h00, o encerramento da Av. da República e a monitorização da qualidade do ar e do nível de ruído.
Saiba mais aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório