Ciência

Portugal ajuda NASA a estudar atmosfera

A Air Liquide Portugal encontra-se a colaborar com a NASA no projeto "Atmospheric Tomography Mission" (ATom) que tem como objetivo traçar o perfil atmosférico da Terra e pesquisar a "presença de cerca de 200 gases" com impacto no efeito de estufa.
Versão para impressão
A Air Liquide Portugal encontra-se a colaborar com a NASA no projeto “Atmospheric Tomography Mission” (ATom) que tem como objetivo traçar o perfil atmosférico da Terra e pesquisar a ”presença de cerca de 200 gases” com impacto no efeito de estufa, tais como o ozono e o metano.

A Air Liquide foi o parceiro escolhido pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para assegurar, no âmbito deste projeto, o fornecimento de azoto líquido de elevada pureza e dióxido de carbono sólido – gases necessários para a calibração de equipamentos, nomeadamente sensores e outros instrumentos.

Os voos da NASA partem da Califórnia e fazem uma paragem técnica na Base das Lajes, na ilha Terceira, para abastecimento de produtos perecíveis, entre os quais os gases referidos, estando programadas várias passagens pelos Açores, algumas das quais tiveram lugar durante o mês de Agosto.
 
A primeira cooperação da Air Liquide com a NASA concretizou-se no abastecimento de azoto líquido e dióxido sólido três vezes durante o mês de Agosto.

Nas escalas técnicas de poucas horas, a Air Liquide garantiu a entrega dos gases que foram transportados do Continente para as ilhas, no caso do gelo seco (dióxido de carbono sólido) via aérea e o azoto via marítima, respetivamente acondicionados em arcas e em recipiente inox isolados a vácuo dedicados a transportar azoto líquido em temperaturas criogénicas (-196•C).

As conclusões deste projeto deverão ser conhecidas ao longo dos próximos cincos, à medida que forem feitas as medições, revela a empresa numa nota de imprensa enviada ao Boas Notícias.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório