Desporto

Portugal acolhe Campeonato do Mundo de Boccia

O boccia é um desporto semelhante à petanca francesa e foi originalmente concebido para ser praticado por pessoas com paralisia cerebral. A modalidade é disputada nos Jogos Paralímpicos e Portugal é campeão mundial. Até 9 de junho, 250 atletas compet
Versão para impressão
[Foto: António Marques em competição © Mark Kolbe / Getty Images]

O boccia é um desporto semelhante à petanca francesa e foi originalmente concebido para ser praticado por pessoas com paralisia cerebral. A modalidade é disputada nos Jogos Paralímpicos e Portugal é campeão mundial. Até 9 de junho, 250 atletas competem no Campeonato Mundial de Boccia, no Estádio Universitário de Lisboa.

O boccia é jogado num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca, o alvo (também denominada como “jack”). Para ganhar, é preciso colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo.

As bolas podem ser atiradas com a mão, pé, uma calha ou um ponteiro. Estes dois últimos são dispositivos auxiliares para atletas que sofram de uma deficiência que lhes afete os quatro membros.

Esta é a primeira vez que o Campeonato do Mundo de Boccia é disputado em Portugal, contando já com a presença de 250 atletas oriundos de 35 países de todo o mundo.

A selecionadora nacional, Helena Bastos, mostrou-se confiante quanto às possibilidades de vitória da equipa portuguesa: “espero o melhor possível para os Atletas portugueses”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório