Inovação e Tecnologia

Portugal: 99,6% dos alunos tem acesso à internet

NULL
Versão para impressão

Em Portugal, 99,6 por cento dos alunos tem acesso a computadores com ligação à internet. Este valor coloca Portugal entre os países com uma das mais elevadas percentagens de estudantes com acesso à net, revela um relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE).

Os dados fazem parte das conclusões do novo relatório PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) sobre as novas tecnologias e o desempenho dos alunos, que atualiza o estudo de 2009 realizado pela OCDE.

Segundo o documento, “Portugal ocupa o primeiro em percentagem de alunos que afirmam poder realizar uma apresentação multimédia”, (com som, fotografias e vídeo), “tendo registado uma duplicação deste indicador em relação a 2003, para uma percentagem acima de 70 por cento”, três vezes mais do que o valor médio dos 70 países que participam no PISA.

O estudo também realça que as diferenças sociais e económicas entre alunos são grandes, mas que “em países como Portugal, o uso da internet na escola compensa a falta de disponibilidade de computador em casa, sendo os alunos mais desfavorecidos os que têm maior tendência para utilizar o computador na escola”.

Dos 6.200 estudantes portugueses inquiridos para o estudo, apenas 0,4 por cento afirmaram “nunca ter usado um computador”, uma das percentagens mais baixas entre os países membros da OCDE.

Por outro lado, 98 por cento dos inquiridos responderam dispor de computador em casa. O número de alunos portugueses nestas condições aumentou 41 por cento entre 2000 e 2009.
 
A semana passada, a OCDE revelou um estudo onde apontava Portugal como sexto país da OCDE com maior acesso à internet de banda larga.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório