Ambiente

Porto: Serralves recebe certificação ambiental pioneira

A fundação cultural Serralves, no Porto, acaba de ser distinguida com uma certificação ambiental pioneira, tornando-se a primeira instituição do país a ser registada no Sistema de Eco-Gestão e Auditoria da União Europeia (EMAS - Eco-Management and Au
Versão para impressão
A fundação cultural Serralves, no Porto, acaba de ser distinguida com uma certificação ambiental pioneira, tornando-se a primeira instituição do país a ser registada no Sistema de Eco-Gestão e Auditoria da União Europeia (EMAS – Eco-Management and Audit Scheme). 
 
Desenvolvido pela União Europeia e dirigido a empresas e organizações que querem comprometer-se a gerir, avaliar e melhorar o seu comportamento ambiental de forma proativa, o EMAS é um mecanismo de adesão voluntária que certifica e reafirma o compromisso de cada uma com o ambiente.
 
Para conseguir esta distinção, a Serralves assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente e desenvolveu, ao longo dos últimos anos, uma série de ações de avaliação e melhoria do seu desempenho a nível ecológico. 
 
Entre elas contam-se, por exemplo, um exaustivo levantamento ambiental, a implementação de um sistema de gestão ambiental, a definição de uma política ambiental e elaboração de uma declaração ambiental que divulga, anualmente, informações relativas ao desempenho da fundação Serralves nesta área. 
 
Os resultados destas intervenção são evidentes nos números relativos a 2012, ano em que a Serralves conseguiu obter uma “assinalável redução de consumos assinalável”: o consumo de energia elétrica e gás natural teve uma redução de 17,6%; o consumo de água baixou 19,4% e as emissões diretas de CO2 foram reduzidas em 24,6%.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Serralves refere que, a obtenção deste registo no EMAS, vem reforçar o seu compromisso com o ambiente e a sua posição pioneira na área ambiental no setor cultural. 
 
Por isso mesmo, a fundação espera poder influenciar a sociedade e contribuir de forma ativa para o desenvolvimento sustentável e para a sensibilização ambiental dos públicos que visitam Serralves, sendo que o primeiro passo deste processo de sensibilização será um seminário de partilha da experiência adquirida a decorrer no primeiro trimestre de 2014, em data a anunciar.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub