Sociedade

Porto Santo: Apicultura volta dez anos após praga

Dez anos depois, a Ilha do Porto Santo, na Madeira, volta a produzir mel com a instalação de dez enxames de abelhas. Estima-se que a primeira produção de mel tenha data marcada para os meses de Junho e Julho deste ano.
Versão para impressão
Dez anos depois, a Ilha do Porto Santo, na Madeira, volta a produzir mel com a instalação de dez enxames de abelhas. Estima-se que a primeira produção de mel tenha data marcada para os meses de Junho e Julho deste ano. 

Ofim da atividade apícola da ilha foi ditado pela bactéria Loque americana que afetou toda a população de abelhas naquela região. Mas na semana passada, a Divulgação de Informação do Comércio Agroalimentar (DICA) anunciou a retoma da produção.

 
Os novos enxames foram adquiridos pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR) à Cooperativa Frutercoop, na Ilha Terceira.

Cada um dos enxames incluiu cerca de 13 mil obreiras e uma abelha rainha, sendo depois sujeitos a um controlo sanitário pelos serviços oficiais de veterinária, com a garantia da isenção de quaisquer doenças, como explica a DICA

 
Na instalação destes apiários, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais/DRADR assegurou assistência técnica aos apicultores, através do apoio no local. Para prestar auxílio no manuseamento das colmeias foi implementado um sistema de videoconferência, que partilha informações em tempo real, permitindo a cooperação entre os produtores e a DRADR. 
 
“Este projeto é de grande importância na medida em que possibilita a constituição de uma Zona Controlada na Ilha do Porto Santo. Através das boas práticas apícolas e do cumprimento das normas vigentes estima-se constituir uma base sustentável para o sector apícola no Porto Santo”, salienta a mesma organização. 
 
Em 2012, a DRADR começou a recuperar esta atividade, através da atribuição gratuita de enxames isentos de doenças, após tomar conhecimento do número de produtores interessados em reativar a apicultura em Porto Santo, uma região com “características favoráveis à produção de mel”.

Notícia sugerida por André Luís

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório