Em Destaque Inovação e Tecnologia

Porto Santo: a primeira Smart Island mundial

O Grupo Renault e a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) criam, no Porto Santo, a primeira «ilha inteligente»
Versão para impressão
O Grupo Renault, líder Europeu (e em Portugal) do mercado de automóveis elétricos, e a EEM-Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A. (EEM), produtor, e distribuidor de energia nas ilhas do arquipélago da Madeira, anunciaram o lançamento de um ecossistema elétrico inteligente para a ilha de Porto Santo. O Governo Regional da Madeira pretende implementar um inovador – a nível mundial – programa na ilha de Porto Santo. Designado por “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”, tem como objetivo fazer a transição energética da ilha. A EEM, que tem a responsabilidade dos projetos associados à energia e à mobilidade elétrica no arquipélago, escolheu o Grupo Renault como parceiro para o desenvolvimento das soluções de mobilidade elétrica.

A primeira Smart Island mundial utiliza os veículos elétricos, a segunda vida das baterias, o carregamento inteligente e a reversão do carregamento (V2G) para ser energeticamente independente e estimular a produção de energias renováveis. O Grupo Renault, a EEM e outros parceiros trabalham, desde o início deste ano, no projeto. Com um tempo de execução de 18 meses, existe a intenção de o implementar, em seguida, em todo o arquipélago da Madeira.

“Estamos muito satisfeitos com esta associação com a EEM e com o Governo Regional da Madeira para o desenvolvimento deste inédito ecossistema elétrico inteligente. Um projeto que demonstra que, para além dos transportes, a revolução elétrica vai mudar o nosso quotidiano. O nosso objetivo é o de construirmos um modelo reproduzível noutras ilhas, cidades ou bairros… sempre com o mesmo espírito e a mesma vocação; implementar, em larga escala, soluções de mobilidade elétrica ao alcance de todos”, explica Eric Feunteun, Diretor do Programa Veículos Elétricos e New Business.

Para a conceção deste ecossistema, o Grupo Renault utilizará os seus automóveis elétricos, que são uma referência no mercado Europeu, mas também recorrerá a soluções tecnológicas testadas e comprovadas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub