Cultura Em Destaque

Porto recebe sessões de cinema, conferências e exposições gratuitas

Escola das Artes da Católica oferece programa cultural
Versão para impressão

A cidade do Porto recebe, de 18 a 23 de junho, um programa cultural totalmente gratuito, que celebra alguns dos maiores nomes do cinema contemporâneo, como Apichatpong Weerasethakul, Salomé Lamas, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, João Salaviza e Filipa César. A iniciativa, que integra o programa da Porto Summer School on Cinematic Art, decorre em diferentes espaços culturais do Porto como Serralves, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o Cinema Passos Manuel e o próprio Auditório da Escola das Artes. O programa – que abre a universidade à comunidade – oferece um conjunto de projeções de filmes, a que se seguirá sempre uma conversa entre os realizadores e curadores ou críticos.

O programa arranca, a 18 de junho, com uma aula aberta de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, sobre cinema e o inconsciente tecnológico. O primeiro dia da Porto Summer School on Cinematic Art fica marcado, ainda, pela projeção do filme “El Dorado XXI”, da cineasta Salomé Lamas. A exibição decorre no auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes e será seguido de um debate com João Ribas, diretor do Museu de Serralves. Ainda nesse dia, a artista inaugura a exposição “Auto-Retrato”, na Sala de Exposições da Escola das Artes. Esta exposição conclui a residência artística de Salomé Lamas durante este ano letivo e apresenta uma obra original baseada na experiência de filmagem da realizadora na Transnístria, um “conflito congelado” no coração da antiga União Soviética.

Já a 19 de junho, o Cinema Passos Manuel recebe João Salaviza, realizador recentemente aclamado no festival de Cannes, para a apresentação do filme “Montanha”, seguido de uma conversa com Guilherme Blanc, assessor para a cultura da Câmara Municipal do Porto. Para o terceiro dia do evento está reservada a exibição do filme “Speel Reel”, de Filipa César, momento que decorre no Auditório da Fundação de Serralves e que conta, também, com a presença da historiadora de arte Sabeth Buchmann.

Jardins do Palácio de Cristal: O palco do cineasta Apichatpong Weerasethakul

A 21 de junho, os Jardins do Palácio de Cristal abrem portas ao cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que irá explorar os contornos da sua mais recente obra: “Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores”, com a projeção do filme a partir das 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret. Haden Guest, diretor do Harvard Film Archive, é outro dos nomes incontornáveis no programa da Summer School. O especialista em cinema português conduz a conferência “Metamorphoses: Genre, History and the Enigma of Desire in the Films of João Pedro Rodrigues and João Rui Guerra da Mata”, a 22 de junho, na Escola das Artes. O dia fica, ainda, marcado pela abertura da exposição “The Serenity of Madness”, de Apichatpong Weerasethakul, no Núcleo de Arte da Oliva, em São João da Madeira.

O último dia dedicado à celebração do cinema contemporâneo é assegurado pela dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que apresentam o filme “A Última Vez que Vi Macau”, no Auditório Ilídio Pinho, no campus Foz da Católica no Porto, a partir das 18h00. E para encerrar a Porto Summer School on Cinematic Art, a festa segue no São João. Mais informações sobre o programa disponíveis em http://artes.porto.ucp.pt/node/17334.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub