i9magazine

Porto recebe conferência sobre o futuro da mobilidade

Versão para impressão

As cidades portuguesas e europeias estão cada vez mais inteligentes e avançadas, num visível período de adaptação à mobilidade inteligente, com impacto determinante na qualidade de vida de quem vive nas cidades. No dia 4 de julho, o Porto recebe o MOB Lab Congress, o encontro que promove a discussão indispensável em torno da forma como os centros urbanos estão a evoluir de forma sustentável, observando as novas formas de mobilidade que estão a redesenhar as cidades e a redefinir a forma como a transformação digital está a mudar mentalidades e a forma como nos movimentamos.

O encontro tem a sua primeira edição na cidade do Porto, numa organização conjunta da IFE by Abilways e da Câmara Municipal do Porto que se propõe a debater tendências como IoT (Internet of Things), Inteligência Artificial, Big Data, Mobilidade, Segurança e a nova Economia Digital.

“Esta é a primeira edição de um evento que nasceu do estudo e perceção clara de que a mobilidade dentro das cidades é um tema que terá muito a ganhar ao promover a partilha de conhecimento e visão dos vários intervenientes no processo de mudança dos centros urbanos. Este evento ganha ainda maior relevância ao ser partilhado com a Câmara Municipal do Porto, o que é revelador da forma com que o País em geral e a cidade do Porto em particular olham para um tema tão determinante como o da mobilidade, afirma Raquel Rebelo, CEO da IFE by Abilways.

O programa promove o debate em torno de várias questões, entre elas: Como otimizar a interoperabilidade entre todos os meios; Qual o novo desenho das cidades; Que desafios acarretam a gestão integrada do espaço público; Como financiar o “espaço público” digital. Analisando os desafios da mobilidade elétrica, estarão em cima da mesa temas como: Que novos serviços irão surgir? O que esperar dos sistemas avançados de assistência à condução? Como vai evoluir a integração nas redes e o armazenamento? Construir uma matriz de análise: que indicadores escolher para criar uma base de análise sólida.

Em discussão estará também o desafio de proporcionar experiências e centrar a mobilidade no utilizador, estudando a melhor forma de integração de serviços, redes sociais e espaço público, bem como o caminho para oferecer serviços assentes nas preferências dos utilizadores.

Números da Mobilidade

A visão e atuação determinantes das várias entidades presentes no encontro permitem desvendar alguns números sobre o presente e o futuro da mobilidade:

-Em 2025 haverá mais de 470 milhões de veículos ligados à Internet, em todo o mundo;

-Estima-se que existam cerca de 12 mil veículos elétricos em circulação em Portugal, um número que deverá crescer de forma exponencial ao longo dos próximos anos.

-Em algumas cidades do mundo estima-se que, em certas horas do dia, quase 1/3 do trânsito derive da procura de um lugar para estacionar;

-Hoje, mais de 90% dos acidentes envolvendo colisões resultaram de erros de condutores.

O programa completo do encontro, de inscrição obrigatória, encontra-se disponível no site oficial.

O conteúdo Porto recebe conferência sobre o futuro da mobilidade aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub