Fitness & Bem-estar

Porto: Rastreios gratuitos ao cancro de pele

Para assinalar o Dia do Euromelanoma, o Hospital Lusíadas teve a iniciativa de fazer rastreios gratuitos ao cancro de pele já no próximo dia 20 de Maio, no Porto. Anualmente, surgem 700 novos casos de melanoma maligno em Portugal.
Versão para impressão

Para assinalar o Dia do Euromelanoma, o Hospital dos Lusíadas vai fazer rastreios gratuitos ao cancro de pele, já no próximo dia 20 de Maio, no Porto. Anualmente, surgem 700 novos casos de melanoma maligno em Portugal. 

 

A iniciativa vai decorrer na Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Porto entre as 09h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h00. O rastreio é gratuito mas está sujeito a uma inscrição prévia que deve ser feita através do número grátis 800 201 000.
 

A sensibilização para os riscos do melanoma, assim como alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desta que é a forma mais grave do cancro de pele, são os principais objectivos desta campanha.

 

Susana Vilaça, coordenadora da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas, explica que o melanoma “é um cancro que pode surgir em qualquer pessoa, dos mais novos aos mais idosos, sendo que os indivíduos de maior risco são: os de pele clara, com cabelo ruivo ou loiro, olhos claros, com tendência para formarem sardas e/ou com muitos sinais disseminados pelo corpo”.

 

O papel dos profissionais que se dedicam a esta iniciativa é prevenir, diagnosticar, tratar, mas também têm o papel de informar. “O paciente bem informado procura-nos mais precocemente e um diagnóstico precoce nesta entidade é vital. Devemos conhecer o nosso corpo e os nossos sinais, estando atentos para alguma alteração do seu tamanho, cor, textura ou aparecimento de sintomas associados tais como prurido ou dor”, conclui Susana Vilaça. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório