Sociedade

Porto: prédio será recuperado por estudantes

Um grupo de artistas austríacos, convidados pela Culturgest para desenvolver um projeto no Porto, apresentaram à autarquia da cidade Invicta uma proposta para transformar um dos prédios vazios da baixa numa residência académica económica. A operação
Versão para impressão
Um grupo de artistas austríacos, convidados pela Culturgest para desenvolver um projeto no Porto, apresentaram à autarquia da cidade Invicta uma proposta para transformar um dos prédios vazios da baixa numa residência académica económica. A operação de restauro do imóvel estaria a cargo dos próprios estudantes.

Reconhecendo a escassez de “oportunidades de alojamento economicamente acessíveis” para os estudantes do Porto, que correspondem a 10% da população, o grupo WochenKlausur pretende fazer um acordo com, pelo menos, sete universitários: em troca da renda mensal de um euro, cada inquilino terá de recuperar o prédio onde residirá por sete anos.

Se a votação realizada na próxima reunião da Câmara for favorável ao arranque da iniciativa, será cedido o imóvel número 218/220 da Rua de António Cândido, em Paranhos, bem como o terreno contíguo sem construções que será convertido no jardim da habitação.

Não estando demasiado degradado, este edifício é o ideal para os estudantes que, não tendo “as licenças necessárias para realizar trabalhos especializados”, podem contudo “melhorar e restaurar soalhos, paredes, janelas e, mais importante do que isso, comprometem-se a manter o ‘seu’ edifício em bom estado de conservações”, refere a proposta dos WochenKlausur.

A limpeza do entulho e outras intervenções como a reparação do telhado e dos sistemas de eletricidade, de canalização e de esgotos estará a cargo de profissionais especializados. Ao todo, estima-se que a recuperação custe 84 mil euros, um valor que poderia ascender aos 100 mil euros, caso toda a reabilitação fosse concretizada por profissionais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório