Fitness & Bem-estar

Porto: Nova praça inaugura em Setembro

Em Setembro vai ser inaugurada a nova praça pública "Passeio dos Clérigos" cujas oliveiras centenárias já começam a chamar a atenção dos turistas. O espaço em requalificação contará, ainda, com uma nova rua e uma galeria comercial.
Versão para impressão
Em Setembro vai ser inaugurada a nova praça pública “Passeio dos Clérigos” cujas oliveiras centenárias já começam a chamar a atenção dos turistas. O espaço em requalificação contará, ainda, com uma nova rua e uma galeria comercial.

A portuense Praça de Lisboa é o local que vai dar lugar ao “Passeio dos Clérigos”, espaço financiado pelo investimento da UrbaClérigos no valor de sete milhões de euros. De acordo com a Agência Lusa, o topo da praça, que já albergou um mercado e um centro comercial, foi transformado numa praça de oliveiras.

A espécie arbórea centenária veio do Alentejo e está já instalada em canteiros numa área de três mil metros quadrados. Estas oliveiras funcionam como ponte de ligação entre o passado e o futuro, representado pelos edifícios construídos desde o século XVIII até ao século XXI.

A construção de um espaço comercial exterior é outra das iniciativas da obra. Para tal, os Clérigos e a Rua das Carmelitas estão ligados por um novo acesso onde funcionará uma galeria semelhante à famosa Vittorio Emanuele de Milão. Para se evitar que as condições atmosféricas perturbem a afluência à galeria, mas mantendo a sensação de se estar na rua, decidiu-se que a cobertura seria feita com vidro.

Ao todo são 18 os espaços comerciais a coexistir com a área das oliveiras, na praça que se pretende transformar numa área destinada ao usufruto público e à realização de eventos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório