Saúde

Porto: Médicos revertem menopausa de jovem mulher

Uma equipa de médicos do Hospital de São João, no Porto, devolveu a função ovárica a uma mulher de 28 anos, que entrou em menopausa aos 19 anos depois de remover os ovários por motivo de doença, avança o Diário de Notícias.
Versão para impressão

Uma equipa de médicos do Hospital de São João, no Porto, devolveu a função ovárica a uma mulher de 28 anos, que entrou em menopausa aos 19 anos depois de remover os ovários por motivo de doença, avança o Diário de Notícias (DN).

Por motivos de sáude, a jovem teve que extrair os ovários em 2006 mas a equipa do centro público de reprodução medicamente assistida daquele hospital decidiu criopreservar aqueles órgãos. Após a remoção, a paciente entrou em menopausa e teve de fazer terapia hormonal de substituição.

Graças à operação, inédita em Portugal, a jovem poderá mesmo vir a engravidar. A cirurgia de sucesso que repos os ovários aconteceu em Janeiro de 2015 e desde então a jovem já teve três ovulações no tempo previsto. 

Em declarações ao DN, Nuno Montenegro, diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do S. João, explicou que apesar da operação ter sido realizada em Janeiro os resultados só foram divulgados agora porque a equipa médica queria “ter a prova cabal de que a paciente tinha retomado os seus ciclos ovulatórios'.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório