Saúde

Porto: inaugurado Centro para doentes de Alzheimer

Um centro de dia para pessoas com doença de Alzheimer e outras demências vai ser inaugurado esta semana no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no Porto, com capacidade para 30 pessoas. Este será o único centro no país a ser comparticipado pela Segur
Versão para impressão
Um centro de dia para pessoas com doença de Alzheimer e outras demências vai ser inaugurado esta semana no Centro Hospitalar Conde de Ferreira, no Porto, com capacidade para 30 pessoas. Este será o único centro no país a ser comparticipado pela Segurança Social.

O administrador do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, Ilídio Lobão, explicou à Lusa que este é “um projeto totalmente inovador porque não há no país mais nenhuma resposta deste género”, à exceção de uma estrutura em Matosinhos, da responsabilidade da Associação Portuguesa Dos Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer.

O atendimento do Centro será “especializado e terapêutico” com uma equipa formada por um psicólogo, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e um psiquiatra. O investimento na remodelação das instalações e compra de equipamento rondou os 500 mil euros num investimento total calculado em cerca de 2 milhões de euros.

O centro – que está neste momento a receber as inscrições dos doentes – funcionará de segunda a sexta feira, das 8h30 às 20h, dispondo de serviço de transporte próprio e de refeições (suplemento matinal, almoço e lanche).

Enquanto o Orçamento de Estado para 2011 não for aprovado será o doente a suportar os custos. Depois dessa fase será confirmado o acordo entre o Centro Hospitalar e a Segurança Social que permitirá que esta suporte parte dos custos do equipamento, continuando o restante a ser da responsabilidade do utente.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório