Espetáculos e Exposições

Porto: Festival Internacional da gaita de foles em Abril

O I Festival Inter-Atlântico da gaita-de-foles pretende tornar o Porto uma "referência internacional" do instrumento, que "invadirá" a cidade de 16 a 20 de Abril.
Versão para impressão
O I Festival Inter-Atlântico da gaita-de-foles pretende tornar o Porto uma “referência internacional” do instrumento, que “invadirá” a cidade de 16 a 20 de Abril. Aulas, concertos e exposições são apenas algumas das iniciativas que vão marcar o evento.
 
Músicos, pedagogos, didatas, conferencistas e formadores portugueses e estrangeiros estão entre as centenas que vão estar espalhados em múltiplas iniciativas dispersas pela cidade em iniciativa promovida pela Cooperativa do Povo Portuense.
 
“Queremos afirmar o Porto no contexto internacional, como provável ponto de partida deste instrumento para o norte atlântico e Brasil, onde foi o primeiro instrumento Europeu a soar”, refere Paulo Jorge Teixeira, presidente da instituição.
 
Aulas de iniciação ao instrumento, concertos didáticos nas escolas, animação de espaços públicos, bem como oficinas de iniciação e aperfeiçoamento são alguns dos momentos que vão marcar a iniciativa, que conta ainda com várias conferências, debates e exibições em vários pontos da cidade.
 
A teoria de que terá sido Portugal a exportar o instrumento para a Escócia, onde é instrumento nacional, é um dos temas em debate. Além do Porto, em Portugal o instrumento está atualmente mais enraizado em Trás-os-Montes, Minho e região de Coimbra.
 
“A nível de referência cultural, o Porto não criou ainda uma identidade reconhecida que faça justiça à sua posição geográfica. A médio prazo queremos que a gaita-de-foles seja mais uma porta cultural e tornar a cidade uma referência internacional neste instrumento”, conclui.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub