Negócios e Empreendorismo

Porto de Leixões bate recorde de movimentos

NULL
Versão para impressão
O porto de Leixões acaba de bater um novo recorde anual de movimentação de contentores. Foram 500 mil TEUs (‘Twenty-foot Equivalent Unit’, a medida standard internacional para calcular o volume de contentores) movimentados num único ano, o equivalente a 320 mil contentores de mercadorias.

Em comunicado de imprensa, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) destaca que esta é a primeira vez que o Porto de Leixões atinge estes valores e que, comparativamente com o ano passado, houve ainda um crescimento de 27% nas exportações realizadas.

Embora Angola seja o principal destino destas exportações, também os Estados Unidos, Argentina, Argélia, Marrocos são países fora da Europa que recebem carga proveniente de Leixões.

Para além dos contentores, o porto movimenta ainda granéis sólidos e líquidos e carga fraccionada, sendo esta última a que registou maiores valores.

“Há três anos atrás, a carga fraccionada que passava por Leixões era dois terços de importação e um terço de exportação. Neste momento são três quartos de exportação e um quarto de importação”, declara João Pedro Matos Fernandes, presidente do porto de Leixões, à RTP.

Na cerimónia que comemorou o acontecimento, a administração apresentou ainda um novo sistema de controlo de movimentação dos contentores. Agora, todos os agentes com acesso ao número de identificação de carga podem saber, através do website da APDL, onde se encontra e qual o estado da autorização aduadeira de qualquer contentor que parta de Leixões.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório