Sociedade

Porto: Católica vai apoiar estudantes “com mérito”

A Católica Porto acaba de criar um fundo de apoio para alunos com mérito e/ou dificuldades financeiras. O projeto, intitulado "Talentos", é uma iniciativa pioneira em Portugal.
Versão para impressão
A Católica Porto acaba de criar um fundo de apoio para alunos com mérito e/ou dificuldades financeiras. O projeto, intitulado “Talentos”, é uma iniciativa pioneira em Portugal e o objetivo da Universidade é alargar o número de bolsas que atribui para tornar mais livre a opção pelo curso e escola de ensino superior, não obstante a “discrepância entre as propinas do setor público e as do privado”.
 
“No contexto de crise em que vivemos há jovens talentosos que nos procuram e que não podem frequentar a Católica apenas porque as suas famílias não dispõem dos recursos financeiros necessários”, salienta Joaquim Azevedo, presidente da instituição, no site da iniciativa.
 
De acordo com o responsável, o “injusto sistema de financiamento do ensino superior não os apoia como devia” e o propósito da Universidade é, agora, combater esta realidade.
 
Em comunicado, a Católica Porto explica que o projeto, dinamizado pelo mote “Damos oportunidades a quem nos escolhe”, segue práticas já existentes noutros países e irá conceder bolsas tendo em conta quer o mérito, quer a situação financeira dos alunos e das suas famílias, fatores que serão alvo de uma cuidadosa análise.
 
Para selecionar os alunos que deverão ser apoiados, a Universidade dispõe de uma equipa de profissionais que acompanha os alunos de modo personalizado, “ajudando-os a escolher as melhores opções para a concretização dos seus objetivos”.
 
Anualmente, os apoios cedidos pela Universidade portuense aos seus alunos ultrapassam já os 500.000 euros. Ainda assim, a Católica Porto frisa que as empresas e instituições, bem como antigos alunos e outras pessoas a título individual, estão convidadas “a associar-se à sua aposta na formação de talentos, através de um contributo mensal ou anual”.
 
Clique AQUI para conhecer o site do projeto “Talentos”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório