Literatura

Porto: Bairro dos Livros vai agitar cultura na baixa

A nova dinâmica que tem tomado conta das ruas da baixa do Porto está prestes a alargar-se, agora, ao mundo literário. O Bairro dos Livros é um movimento de livreiros que pretende, já a partir do próximo sábado, movimentar a vida cultural da cidade.
Versão para impressão
A nova dinâmica que tem tomado conta das ruas da baixa do Porto está prestes a alargar-se, agora, ao mundo literário. O Bairro dos Livros é um movimento de livreiros que pretende, já a partir do próximo sábado, movimentar a vida cultural da cidade.
 
O dia 14 de Abril marca o início de um ritual, que se vai cumprir todos os segundos sábados de cada mês. O Bairro dos Livros convida turistas e habitantes da cidade a passar um dia “na companhia de escritores, “diseurs”, músicos e poetas do Porto.
 
A ideia não é nova: ganhou maturidade com “anos de debate” e “preparação”. Os mentores do Bairro dos Livros consideram este como um momento crucial para unir livrarias, alfarrabistas, leitores e amantes do livro.
 
“Sentimos que este é o momento certo para arrancar com esta festa dos livreiros no bairro geográfico e emocional que é, afinal, o bairro de todos, o nosso Bairro dos Livros”, afirma em comunicado Maria Deolinda Cardoso, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, uma das livrarias que integram o movimento, “até porque é agora que a cidade precisa que nos unamos com uma programação interessante e diversificada e com esse objetivo comum”

Mais de três dezenas de livreiros envolvidos

 
Os parceiros do projeto têm, de acordo com os dinamizadores, “vários perfis e identidades”, entre mais de três dezenas de organismos portuenses ligados aos livros.
 
Além de dar mais visibilidade às livrarias envolvidas e alimentar o bichinho da leitura, outro grande objetivo do Bairro dos Livros é o de participar no “fomento da dinâmica que vem surgindo” na baixa.
 
A primeira iniciativa vai contar com diversos Flashes Poéticos e Musicais em vários locais da zona histórica, que incluem desde espaços de performance à exibição de filmes em parceria com o Cineclube do Porto, tudo em regime gratuito.
 
Para os próximos meses, refere a organização, “estão já programadas Feiras de Livros, tertúlias, conferências com autores internacionais, exposições temáticas e ainda mais descontos para os leitores”.  

Em comunicado, Joaquina Veiga, da Biblioteca Musical, declara: “a ideia é que no futuro a oferta seja ainda mais diversificada e que outros livreiros e outros espaços comerciais se juntem a nós nesta grande iniciativa”

Abril: descontos especiais em livros “perigosos”

 
Também nos segundos sábados de cada mês os visitantes da baixa portuense vão poder entrar nos estabelecimentos que aderiram ao projeto até às 20h e encontrar descontos de 20% em todos os livros.
 
A promoção alarga-se a todo o mês em livros que estejam sob um tema previamente escolhido. Abril, mês da liberdade, é também o mês dos livros “perigosos”.
 
“Embora muitos não se recordem, houve tempos em que alguns livros eram mesmo proibidos”, argumenta Dina Silva, da Poetria, estabelecimento que também aderiu à iniciativa.
 
Os objetivos e o programa completo do Bairro dos Livros vão ser apresentados numa cerimónia inaugural a ter lugar no Palecete dos Viscondes de Balsemão, pelas 14h30, também no próximo sábado.
 
Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas na página oficial, AQUI, ou no Facebook, AQUI.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório