Cultura

Portimão cria Museu Subaquático da Marinha

O afundamento de quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa vai ser origem ao primeiro museu subaquático do país, ao largo da Praia da Rocha, disse o presidente da Câmara, Manuel da Luz. A câmara espera atrair 90 mil turistas por ano com a
Versão para impressão
O afundamento de quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa vai dar origem ao primeiro museu subaquático do país, ao largo da Praia da Rocha, disse o presidente da Câmara, Manuel da Luz. A câmara espera atrair 90 mil turistas por ano com a nova infraestrutura.

Entre os 12 e os 15 metros de profundidade, os navios – o oceanográfico “Almeida Carvalho”, a Fragata “Hermenegildo Capelo”, a Corveta “Oliveira do Carmo” e o navio-patrulha “Zambeze” – vão constituir “roteiros subaquáticos acessíveis a qualquer mergulhador”, explicou à Lusa o autarca.

A Câmara de Portimão já recebeu luz verde do Ministério da Defesa para criar o Museu Subaquático, uma infraestrutura que deverá atrair cerca de 90 mil turistas por ano e que será criado ao largo da Praia da Rocha. O projeto deverá dar um retorno de 226 milhões de euros à região algarvia.

Segundo o empresário do mergulho de lazer e um dos parceiros da autarquia no projeto, Luís Sá Couto, é possível captar em dez anos mais de 620 mil visitas de turistas subaquáticos europeus, correspondendo a mais de um milhão de visitas de turistas estrangeiros quando incluídos os acompanhantes, segundo revelou à agência Lusa.

O museu será um primeiro passo no sentido de colocar Portugal no destinos turísticos de mergulho a nível mundial, sendo capaz de “ter um impacto mediático extraordinário para captar a atenção dos mergulhadores internacionais”.

“Não tenho dúvidas de que toda a gente vai querer ver, até porque os navios de guerra têm uma história e chamam muita gente”, realçou.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório