Inovação e Tecnologia

Portal português de estatística recebe prémio mundial

NULL
Versão para impressão
A PORDATA, um projeto português online de divulgação de dados estatísticos, foi distinguida pelos World Summit Awards(WSA) de 2011, como um dos cinco melhores projetos mundiais na categoria de ciência e tecnologia, anunciou a empresa esta quinta-feira.

A PORDATA permite consultar dados atuais sobre a população, saúde, educação, proteção social, cultura e ambiente da sociedade portuguesa, funcionando desde fevereiro de 2010 como instrumento para o conhecimento e interpretação da realidade nacional.

Maria João Valente Rosa, responsável pela base de dados, considera o prémio “extremamente importante”, pois “dá um reconhecimento internacional da importância desta plataforma”, anuncia em comunicado.

Os dados estatísticos agregados no portal dizem respeito aos últimos 50 anos e o seu estudo já tinha sido desenvolvido em dois projectos coordenados por António Barreto: A Situação Social em Portugal: 1960-1995 e A Situação Social em Portugal: 1960-1999.

Com “pouco mais de um ano de acesso público” o projeto tem sido “muito bem acolhido” e “extravasa fronteiras”, sendo consultado por mais de 160 países, segundo avança a responsável.

Entre os países que mais utilizam esta plataforma, logo depois de Portugal, estão o Brasil, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, França e Estados Unidos da América.

Os WSA são atribuídos de dois em dois anos, no quadro das Nações Unidas, a aplicações de Internet inovadoras que promovam a difusão de conhecimento.

Clique AQUI para aceder ao portal Pordata.

[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta, Patrícia Guedes e Francisco Santos]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório