Sociedade

Portal de formação financeira para ajudar cidadãos

Foi lançado esta segunda-feira o portal "Todos Contam" cujo objetivo é promover a formação financeira da população portuguesa, bem como uma cidadania financeira responsável.
Versão para impressão
Foi lançado esta segunda-feira o portal “Todos Contam” cujo objetivo é promover a formação financeira da população portuguesa, bem como uma cidadania financeira responsável. O novo espaço online disponibiliza informação e ferramentas úteis sobre a gestão do orçamento familiar e as decisões financeiras que marcam as diferentes etapas da vida. 
 
O portal foi desenvolvido em parceria pelo Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal, constituindo uma das principais etapas da implementação do Plano Nacional de Formação Financeira.
 
Segundo uma nota divulgada pelos seus fundadores, os temas abordados “são transversais a todas as áreas dos mercados financeiros de retalho e são tratados numa linguagem acessível e de forma pedagógica”.
 
Quem visitar o site poderá encontrar, por exemplo, explicações sobre como planear o orçamento familiar, fazer pagamentos, poupar e investir, criar uma empresa, contrair crédito, fazer um seguro ou prevenir a fraude.
 
Em alternativa, os cidadãos poderão orientar-se com base nas etapas da vida, que vão desde os tempos de estudante à entrada no mercado de trabalho, à compra de um carro ou de uma casa, à constituição de família, ao planeamento da reforma e a situações de desemprego, divórcio ou doença. 
 
O “Todos Contam” coloca ainda à disposição a hipótese de simular operações como a contratação de crédito à habitação ou de crédito pessoal ou o planeamento do orçamento familiar. 
 
O portal destina-se a diferentes públicos, contando ainda com duas bibliotecas – uma para adultos e uma “biblioteca júnior” – onde é possível aceder a materiais de apoio à formação financeira, incluindo manuais de formação para formados, que reúnem publicações sobre temas financeiros e, para os mais novos, materiais lúdicos como jogos e filmes.  

Clique AQUI para aceder ao portal “Todos Contam”.
 

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório