Cultura

Porcelanas e faianças lusas no Parlamento Europeu

Desde terça-feira e até ao final desta semana, várias dezenas de peças de porcelana, cristais e faiança tradicional portuguesa estão em exposição no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Versão para impressão
Desde terça-feira e até ao final desta semana, várias dezenas de peças de porcelana, cristais e faiança tradicional portuguesa estão em exposição no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, no âmbito de uma iniciativa promovida pela eurodeputada socialista Edite Estrela.
 
Em declarações aos jornalistas, a eurodeputada portuguesa explicou que a mostra tem como objetivo “suscitar a curiosidade e interesse” dos milhares de pessoas que todos os dias passam pelo Parlamento Europeu para “o que de melhor se faz em Portugal. 
 
Da exposição fazem parte peças da Vista Alegre (porcelanas), da Atlantis (cristais) e da Bordallo Pinheiro (faianças) pelas quais Edite Estrela disse ter um “gosto pessoal”. “Há muitas razões para hoje termos aqui esta exposição, que é para ser vista por cidadãos de 28 Estados-membros da União Europeia”, realçou.
 
Um dos principais motivos para o desenvolvimento da iniciativa é “uma razão económica e política”. “Acho que é muito importante dar a conhecer no Parlamento Europeu, onde, lamentavelmente, Portugal tem sido mais falado nos últimos tempos por causa da crise, o que de bom se faz em Portugal. 
 
A abertura da exposição contou com a presença do presidente da Aliança dos Socialistas e Democratas Progressistas (grupo do PS no Parlamento Europeu), Hannes Swoboda, do embaixador de Portugal junto da União Europeia, Domingos Fezas Vital, do presidente da Vista Alegre, Lázaro Ferreira de Sousa, e ainda de eurodeputados portugueses de várias 'cores' políticas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub