Ambiente

População dos gorilas de montanha aumenta

De acordo com o censo realizado este ano pelo Programa Internacional para a Consevação dos Gorilas (IGCP, em inglês), a população dos gorilas de montanha aumentou 25% em sete anos, na região vulcânica de Virunga. Ao todo foram contabilizados 786 anim
Versão para impressão
De acordo com o censo realizado este ano pelo Programa Internacional para a Consevação dos Gorilas (IGCP, em inglês), a população dos gorilas de montanha aumentou 25% em sete anos, na região vulcânica de Virunga. Ao todo foram contabilizados 786 animais a viver em estado selvagem.

O censo foi realizado por 72 pessoas, que percorreram mais de mil quilómetros na República Democrática do Congo (RDC), Ruanda e Uganda, e procederam à análise genética de dejetos, o que permitiu identificar cada indivíduo e evitar a duplicação de contagens.

Considerando que o último censo na região, em 2003, registou apenas 380 indivíduos, Augustin Basabose, do IGCP, refere ao jornal Público que esta é uma “recuperação absolutamente espantosa, dos 250 indivíduos que existiam há três décadas”.

Os gorilas de montanha (Gorilla beringei beringei) distribuem-se por 36 grupos na região vulcânica de Virunga, que inclui três áreas protegidas contíguas: o Parque Nacional de Virunga (RDC), Parque Nacional dos Vulcões (Ruanda) e o Parque Nacional Mgahinga Gorilla (Uganda).

O censo agora realizado também visa apurar outros detalhes sobre a espécie, nomeadamente dinâmicas populacionais, distribuição, estrutura da população e composição genética. Essas informações serão incluídas no relatório final do censo, a ser divulgado em 2011.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub