Cultura

Ponte da Arrábida candidata a Monumento Nacional

Construída entre as décadas de 1950 e 1960, a Ponte da Arrábida, no Porto, possuía na época o maior arco do mundo. Graças a estes e outros detalhes, uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) candidatou aquela obra de engen
Versão para impressão
Construída entre as décadas de 1950 e 1960, a Ponte da Arrábida, no Porto, possuía na época o maior arco do mundo. Graças a estes e outros detalhes, uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) candidatou aquela obra de engenharia a Monumento Nacional.

“É talvez a maior obra-prima de engenharia portuguesa no século XX e foi a primeira ponte sobre o Douro completamente concebida, projetada e construída por engenharia portuguesa”, salienta Manuel Matos Fernandes, professor da FEUP, em declarações à RTP.

A candidatura já deu entrada na Direção Regional de Cultura no Norte e visa também a proteção da área envolvente da ponte, considerando o grande número de construções que se têm desenvolvido em ambas as margens do Douro.

“Entendemos que quaisquer novas construções nas vizinhanças da ponte devem ser ponderadas tendo em conta o excecional valor patrimonial da ponte”, refere Manuel Matos Fernandes, acrescentando que o IGESPAR deve avaliar esses novos empreendimentos e o seu impacto visual e paisagístico.

Em 2013 serão celebrados os 50 anos da Ponte da Arrábida e o centenário do nascimento do projetista da obra, Edgar Cardoso.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub