Sociedade

Pombal: Teleassistência para idosos mais isolados

A Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, pôs em marcha uma iniciativa que pretende dar apoio aos idosos dependentes que residem nas zonas mais isoladas do concelho. A teleassistência permite um contacto permanente com as Instituições Particulares d
Versão para impressão
A Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, pôs em marcha uma iniciativa que pretende dar apoio aos idosos dependentes que residem nas zonas mais isoladas do concelho. A teleassistência permite um contacto permanente com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que, em caso de emergência, vão até ao domicílio dos utentes.

Neste momento, 20 pessoas usufruem do serviço que, para funcionar em pleno, requer um telefone e uma lista de contactos que as IPSS possam utilizar em situações mais urgentes ou quando o utente, por algum motivo, não atende uma chamada.
 
Foi o que aconteceu com Maria Domingues, 90 anos, uma das primeiras pessoas a aderir ao serviço de teleassistência. Ao tentarem contactá-la sem sucesso, os assistentes do serviço contactaram a sua vizinha e melhor amiga, que imediatamente acorreu à casa de Maria Domingues, como reportou a RTP. Felizmente, tudo estava bem.

Numa situação extrema, os idosos podem contactar a IPSS diretamente sem terem que se deslocar até ao telefone, bastando-lhes apenas carregar no devido botão que se encontra na pulseira que nunca devem tirar.

Apesar de a teleassistência garantir mais segurança aos idosos, a Câmara entende que o ideal seria poder prestar vigilância mesmo durante a noite. Contudo, havendo falta de meios para concretizar esse desejo, o empenho canaliza-se na íntegra para o bom funcionamento do sistema atual, que faz com que Maria Domingues e outros 19 utentes não se sintam tão sós.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório