Sociedade

Politécnico de Leiria lança cursos gratuitos online

UP2U é a nova plataforma de cursos online que a Unidade de Ensino a Distância (UED), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), vai lançar no próximo dia 7 de Março, com a estreia da formação "Construção e partilha de mapas mentais".
Versão para impressão
UP2U é a nova plataforma de cursos online que a Unidade de Ensino a Distância (UED), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), vai lançar no próximo dia 7 de Março, com a estreia da formação “Construção e partilha de mapas mentais”.

A nova aposta pedagógica do IPLeiria integra cursos online abertos e massivos (MOOC – Massive Open Online Courses), que são gratuitos e dirigidos a vários perfis de estudantes e ao público em geral. A inscrição é imediata e permite o acesso a um curso a partir do primeiro registo.

 
A UP2U disponibiliza cursos de curta duração, entre quatro a dez horas de formação, aos quais os formandos podem aceder em qualquer momento. Os cursos de média duração podem totalizar 40 a 80 horas de formação e visam um aprofundamento de conhecimentos, com uma supervisão mais próxima dos docentes através de mensagens orientadoras. A avaliação dos cursos é feita online, através de perguntas de escolha múltipla com correção automática.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Rita Cadima, diretora da UED, esclarece que a plataforma UP2U “visa a transferência de conhecimento do Instituto para a sociedade”.

Os recursos educativos e atividades de cada curso são rigorosamente planeados por uma equipa multidisciplinar com valências científicas, pedagógicas e tecnológicas, no sentido de promover a aquisição das temáticas abordadas e permitindo testar conhecimentos. 

“A comunicação entre participantes é possível com recurso a fóruns de discussão, possibilitando uma participação autónoma e flexível à medida de cada um, num espírito de entreajuda e cooperação entre pares”, acrescenta a docente.


Cursos online: Uma tendência global

Os MOCC constituem uma tendência atual de um grande número de instituições de ensino superior em todo o mundo, como demonstram os casos edX (MIT, Harvard, Berkeley), Coursera (Stanford, University of London, École Polytechnique, Technische Universität München), Canvas (University of Utah, Ecole Centrale de Lille), MiríadaX (Politécnica de Madrid, NUC, Universidad Cantabria, CEU Universidade de São Paulo).

A plataforma Coursera foi criada em janeiro de 2012 e conta com cerca de 600 cursos, e já atingiu mais de 22 milhões de estudantes inscritos, oriundos de 190 países, com um crescimento superior ao do Facebook.

Já a plataforma UNED COMA, criada em outubro de 2012, registou em seis meses 278 mil alunos matriculados em 20 cursos, acumulando mais de 1,100 milhão de visitas e 250 mil horas de experiências de aprendizagem.

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub