Saúde

Poliomielite: Líderes mundiais doam dinheiro

NULL
Versão para impressão
A Austrália vai doar um total de 37,8 milhões de euros para ajudar no combate à poliomielite. A doença tem sido fortemente atacada com campanhas de vacinação em todo o mundo, e desde 1988 os casos diminuíram cerca de 99%. Também o Canadá e o Reino Unido se juntam a esta luta contra a doença.

“Para demonstrar o nosso compromisso com o fim da poliomielite”, foi assim que Julia Gillard, a primeira-ministra australiana avaliou a atitude tomada pelo país. Durante uma conferência de imprensa realizada após o segundo dia da cimeira da Commonwealth, que decorreu na Austrália, a governante anunciou que vai doar cerca de 37 milhões de euros para o combate à poliomielite, conta a Lusa.

No entanto, esta não foi a única atitude solidária do dia. Na reunião esteve também presente o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, que divulgou a sua intenção de também doar dinheiro, apesar de não ter adiantando o valor exato. O líder do Canadá confirmou que o seu país “fará um maior investimento” através de um donativo adicional para apoiar a prevenção e imunização contra a poliomielite. 

David Cameron, o primeiro-ministro britânico, também esteve presente. Disse que o combate à poliomielite tem sido um investimento do Reino Unido que, desde 1988, já doou o equivalente a 614 milhões de euros, diz a Lusa.

Cameron falou sobre a doença que ainda não está totalmente erradicada, persistindo em países como a Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão, havendo também casos diagnosticados em Angola, na República Democrática do Congo e Chade.

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, na maioria, crianças pequenas e é responsável por deformações no corpo e paralisias Desde 1988 que a Organização Mundial de Saúde luta pela erradicação da doença. O objetivo era acabar com o vírus até ao ano 2000, mas isso não foi possível.

Estima-se que todos os anos surjam mil novos casos.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório